Notícias

Os planos de saúde com mais reclamações na ANS

10 das 38 operadoras que tiveram a venda de planos suspensos pela ANS figuram na lista das empresas mais reclamadas no órgão nos seis meses terminados em agosto

São Paulo – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, na última terça-feira, uma lista de 301 planos de saúde, de 38 operadoras, que tiveram as vendas suspensas em razão de descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações. De todas essas empresas, dez estão na lista das 20 operadoras de grande porte com maior índice de reclamações na ANS em agosto (data do último dado). Avaliações das Operadoras, localizado no menu superior da página principal.

Ali se encontram as seções “Consultar dados”, que permitem consultar as operadoras com registro ativo, “Programa de Qualificação de Operadoras”, em que é possível consultar o índice de qualidade de cada operadora (IDSS) segundo avaliação da própria ANS, “Índice de Reclamações”, onde se encontra a lista completa de operadoras mais reclamadas, e “Acreditação de Operadoras”, onde é possível consultar quais operadoras já receberam certificações de entidades acreditadoras de instituições ligadas à saúde.

O IDSS está bastante defasado, pois o último dado data de 2010. O próximo índice, diz a ANS, deve sair ainda em outubro ou em novembro. Mas todos os meses a ANS libera o índice de reclamações das operadoras com mais queixas no último mês e no período dos últimos 24 meses. O índice considera o porte e o número de beneficiários de cada operadora, constituindo-se no número médio de reclamações nos seis meses anteriores para cada 10.000 beneficiários. Para isso, divide-se o número de reclamações dos últimos seis meses pelo número de beneficiários do mesmo período, e multiplica-se o resultado por 10.000.

Veja nas próximas páginas as 20 operadoras de grande e médio portes mais reclamadas na ANS. Aquelas que estão marcadas em vermelho foram algumas das que tiveram as vendas de planos suspensas:

Fonte: Exame.com